top of page

1#Como escolher o seu motor.

Atualizado: 22 de mar. de 2022

É fácil se perder no oceano de motores, mas se você está pensando em usar motores a ar, está no caminho certo. O próximo passo? Descubra qual motor pneumático corresponde às suas necessidades. Para fazer isso, siga este processo fácil de três etapas para encontrar seu futuro motor:



1# Verifique o ambiente operacional do motor

Motores pneumáticos são frequentemente usados ​​em aplicações específicas . A primeira pergunta que você precisa fazer a si mesmo é: Em qual ambiente ele será utilizado? Para ajudá-lo, aqui estão sete aplicações típicas:

1. 1. Um motor resistente a ambientes úmidos

Os motores pneumáticos são, por definição, muito mais resistentes à umidade e muito mais robustos do que os motores elétricos.

A corrosão é o inimigo número uma das indústrias ribeirinhas e portuárias, e para manter válvulas, talhas e outras máquinas em boas condições de operação, é necessário protegê-las.

Ao contrário do motor elétrico que necessita de uma proteção de toda a sua rede elétrica e de si mesmo, o motor pneumático necessita apenas de um sistema de filtragem e lubrificação para que o ar pressurizado fique limpo e seco.

2. Um motor resistente à água

Assim como usar um motor em áreas úmidas, o uso de um motor na água pode corroer e causar grandes riscos de curto-circuito.

Os motores elétricos em áreas aquáticas estão sujeitos a rígidas normas de índice de proteção (IP) que visam protegê-los da entrada de água e poeira. Além disso, dependendo do uso e profundidade desejados, o motor bem como sua rede elétrica precisariam de proteção.


Quanto aos motores pneumáticos, eles sempre carregam uma pressão de ar de seis bar, o que impede a entrada de água no motor! O simples uso de aço inoxidável para as partes do motor em contato com a água e o ajuste da vedação à prova d'água serão suficientes para evitar qualquer risco de corrosão.

Todos os riscos são então evitados: não há mais corrosão dentro ou fora do motor e não há mais curtos-circuitos porque não há fonte de eletricidade.

3. Um motor resistente a poeira

A poeira é um risco permanente em muitos setores e sua consequência direta é o superaquecimento do motor.

De fato a poeira pode entrar no sistema de refrigeração levando a um superaquecimento.

Eis porque nossos clientes usam nesses casos um motor pneumático: o ar que entra no motor não é o ar ambiente, é um ar seco, lubrificado e limpo. De fato, um motor pneumático não aquece porque, à medida que funciona, fica mais frio.

4. Um motor resistente a altas temperaturas

Para evitar um superaquecimento do motor elétrico em caso de altas temperaturas, eles precisam ser superdimensionados. Na maioria das vezes, os usuários percebem que mesmo essa técnica não é suficiente, embora aumente os custos.

Por todos esses motivos, o motor pneumático é sua melhor alternativa, pois seu motor esfria durante o funcionamento, os componentes são a única coisa que precisamos ter cuidado. Vedações e óleo especiais para alta temperatura e pronto! Você pode usar o motor pneumático até 130 graus sem qualquer superdimensionamento.

5. Um motor adequado para o setor nuclear

Nuclear sempre envolve radiações. Ant é o principal risco para componentes de motores elétricos. Eles podem ser severamente afetados devido a problemas de compatibilidade eletromagnética.

O risco de interferência de radiação é inexistente com motores pneumáticos devido à ausência de eletricidade. Por exemplo, na indústria nuclear, recomenda-se o uso de motores pneumáticos porque o ar pode ser retirado e liberado para uma zona não contaminada para eliminar qualquer risco de contágio.

6. Um motor para ambientes limpos

Para nossos clientes que necessitam de motores operando em ambientes que exigem limpeza pensamos em motores de aço inoxidável sem lubrificação , resistentes a temperaturas de esterilização e produtos de limpeza. O motor estará perfeitamente limpo.

7. Um motor adequado para ambientes inflamáveis ​​e explosivos

O motor pneumático não superaquece, não produz faíscas e não necessita de instalação de rede elétrica protegida. Por isso são a melhor alternativa aos motores elétricos em situações Atex . De fato, você só precisará de ar limpo, filtrado e seco para que funcione. É por isso que são hoje a melhor alternativa aos motores elétricos.

-> VÁ PARA O PASSO 2: Verifique o torque de um motor pneumático

-> VÁ PARA O PASSO 3: Verifique a potência necessária de um motor pneumático

320 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page